Cotidiano

Ex-funcionário de Fukushima está com câncer por causa da radiação nuclear

Um antigo funcionário da Central de Fukushima, no Japão, foi diagnosticado com câncer, que poderá estar relacionado com a exposição à radiação. É o primeiro caso confirmado da doença, mais de quatro anos após o acidente nuclear, informaram hoje (20) as autoridades japonesas.
Uma fonte do Ministério da Saúde japonês disse que o trabalhador desenvolveu leucemia após trabalhar na central depois do acidente de 2011. “O caso corresponde aos critérios” de casos de câncer relacionados à radiação, disse o dirigente durante entrevista em Tóquio.

O terremoto

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 8,9 na escala de magnitude de momento – cálculo que substitui a Escala Richter – causou um maremoto de, ao menos, 4 metros de altura e múltiplos danos em cidades da costa leste japonesa.
Em decorrência do abalo, conhecido por “sismo e tsunami de Tohoku de 2011”, mais de 13 mil pessoas morreram.
A central nuclear de Fukushima foi destruída, em parte pelo terremoto, mas muito mais pelo tsunami que se seguiu, que provocou uma avaria no sistema de refrigeração do local. O problema causou a explosão de um reator. Mais de 45 mil pessoas foram evacuadas em uma área de 10 quilômetros devido ao risco de contaminação nuclear.