Cotidiano

Três meninas indígenas morrem atropeladas por roda de caminhão em Estrela

Uma tragédia tirou a vida de três meninas da aldeia indígena caingangue localizada às margens da BR-386, em Estrela, próximo ao trevo de acesso a Bom Retiro do Sul. As vítimas estavam aguardando o ônibus escolar ao lado da estrada quando a roda de um caminhão que passava pelo local se soltou e as atingiu.
Morreram no local Chaiane Soares Lemes, 15 anos, Tais Soares Lemes, 9, que eram irmãs, e Franciele Dos Santos Soares, 14. A quarta vítima, Anelise Soares Lemes, 13, irmã de Chaiane e Tais está internada no Hospital Estrela em estado grave.
Após o acidente os integrantes da aldeia abordaram um caminhão com placas de Pelotas que passava pelo local, acreditando que fosse o veículo envolvido no acidente, e o depredaram. Em seguida, a BR-386 foi bloqueada com troncos e moeirões impedindo a passagem de veículos nos dois sentidos.
O caminhão que causou o acidente foi localizado próximo ao município de Tio Hugo, a cerca de 150 quilômetros do local. As vítimas fatais foram encaminhadas ao IML de Lajeado e seus corpos devem ser liberados a tarde para o velório e sepultamento que ocorrerá na própria aldeia.
O cacique considera o fato, resultado do descaso que a 3ª CRE e prefeitura de Estrela tiveram com a tribo em não atenderem a solicitação de que o ônibus escolar entrasse na aldeia para recolher as crianças e leva-las até a Escola Pedro Braum, local onde estudavam as vítimas. Pelo menos oito crianças da tribo esperam ônibus no local onde ocorreu a tragédia, algumas estavam chegando quando ocorreu o acidente.
Integrantes da tribo indígena relataram já terem ido na Prefeitura de Estrela tentar melhorias no transporte escolar, mas nunca foram recebidos. Os indígenas querem, há muito tempo, que o ônibus escolar saía da rodovia e entre, por instantes, na aldeia. Em nota, a Prefeitura de Estrela informa que é de responsabilidade dos pais o embarque, com toda a segurança, dos filhos em direção às escolas.

Motorista abalado

Por volta de 11h, a Polícia de Tio Hugo encontrou o motorista responsável pelo atropelamento das meninas e o prendeu. Helio Fernando da Rosa Amador, 53 anos, levava o veículo vazio e possui 30 anos de experiência. Ele disse só ter notado que a roda se soltou quando parou para descansar. Helio possui seis filhos.
Conforme o condutor, o caminhão havia passado por uma revisão na última sexta-feira (16), documentos que comprovam o pagamento de cerca de R$ 2 mil foram mostrados como prova. Helio disse estar se aposentando agora. Na delegacia, ele precisou de atendimento médico e relatou nunca ter participado de acidentes, ficando muito abalado com a situação.
Segundo o delegado que colheu o depoimento, José Romaci Reis, o motorista será autuado por três homicídios, lesão corporal na quarta vítima e por ter abandonado o local sem prestar socorro.

Acidente parecido

Uma tragédia semelhante aconteceu em 25 de março de 2014 quando uma roda de um carro se soltou e atingiu três pessoas que estavam em uma parada em frente a aldeia às margens da BR-386. Uma menina de dois anos e meio morreu e seus pais tiveram ferimentos leves.
Ambos acidentes ocorreram no mesmo trecho, uma descida da rodovia. Na tarde desta segunda-feira (19), membros da comunidade local e o poder público estão reunidos para avaliar a instalação de instrumentos que visem aumentar a segurança dos pedestres.