Polícia Civil desarticula quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil desarticulou hoje (14) uma quadrilha especializada em roubo de cargas na Operação TNT. O nome da operação é em alusão ao roubo na sede da transportada TNT Mercúrio, em março deste ano, em Novo Hamburgo. Na ocasião, foram levados cerca de 1,3 milhão em produtos eletrônicos, 90% da carga foi recuperada e dois suspeitos foram presos dias depois.
Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de condução coercitiva e oito mandados de prisão temporária. Sete pessoas foram presas. A ação ocorreu nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Taquara, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Viamão, Canoas e Criciúma (SC).
O objetivo é combater o roubo, receptação de cargas, venda e compra de aparelhos eletrônicos roubados. Dentre o material apreendido durante a ação estão 17 iPhones, dos 20 que haviam sido roubados. Dos celulares recuperados, quatro deles foram encontrados em Taquara, Santa Maria, Caxias do Sul e Criciúma (SC). O restante foi encontrado em Porto Alegre e Região Metropolitana.
Alguns dos aparelhos foram vendidos na internet e outros dados de presente pelos criminosos a parentes.

Como ocorriam os crimes

Com muita violência, membros da quadrilha invadiam transportadoras e fortemente armados, faziam reféns. A Policia Civil atribui quatro casos de ataque a cargas para a quadrilha.
O grupo possuía base em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. Advogados, contadores, empresários e funcionários de grandes empresas de Porto Alegre e região também estão envolvidos.