Incêndio atinge 6º tanque em SP e chamas podem durar mais 4 dias

Um sexto tanque de combustível da empresa Ultracargo foi atingido pelas chamas na tarde deste sábado (4). O tonel é vizinho à área originalmente afetada pelo incêndio próximo ao porto de Santos (a 72 km de São Paulo) e contém gasolina, segundo a empresa.
O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o incêndio em dois deles. Na tarde deste sábado, quatro tonéis estavam pegando fogo ao mesmo tempo. Até agora, foram usados na operação 4 bilhões de litros de água do mar, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo. São utilizados cerca de 40 mil litros de água por minuto.


Por volta de 13h10, foi registrada uma explosão no quarto tanque incendiado. Palumbo disse que houve um deslocamento de massa de ar, o que provocou contato do oxigênio com o combustível, que está muito aquecido. “O tanque tem algumas fissuras laterais, o que possibilita a entrada de oxigênio, e por isso houve a explosão.”
Em nota divulgada nesta tarde, a Ultracargo informou que na mesma bacia de contenção há outros dois tanques. “Um deles está vazio e o outro contém etanol. Nenhum deles foi afetado até o momento. Os trabalhos das equipes de combate ao incêndio estão focados no resfriamento do tanque que contém etanol, com o objetivo de deter a propagação do fogo”, diz a nota.