Amanhã, 31, é o último dia de validade para os bilhetes de papel comercializados pela Trensurb. As antigas passagens, presentes na vida da empresa desde a sua fundação, há 30 anos, se tornaram com o tempo moeda de troca e de venda irregular por “cambistas” próximo das estações.
Para os usuários do metrô que ainda possuírem as antigas passagens, a empresa oferecerá a substituição das mesmas. A ação de troca dos bilhetes por cartões inteligentes ocorre até hoje, 30, funcionando da seguinte forma: os passageiros que apresentarem um bilhete de papel em perfeito estado nas bilheterias da Trensurb receberão um cartão SIM Unitário sem custo adicional.
Como trocar mais de um bilhete?
Usuários com mais de um bilhete devem dirigir-se à Estação Canoas, onde as bilheterias, no período das 10h às 17h, farão a troca das passagens unitárias de papel por créditos no cartão SIM Passagem Antecipada. A substituição ocorrerá apenas com bilhetes unitários – bilhetes de vale-transporte e de integrações já tiveram seus prazos de troca encerrados. Usuários que não tiverem cadastro no SIM Passe Antecipado deverão providenciá-lo em um dos quiosques das estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso.
Caso o prazo de validade tenha expirado, o usuário pode devolver o cartão para a bilheteria e receber, em troca, 1 real. O cartão SIM permite à Trensurb maior controle do fluxo de passageiros (através do sistema automatizado), mais economia (uma vez que os cartões são reutilizados), menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal.
Reembolso
Muitos usuários do metrô utilizam os cartões SIM Unitários para acessar o sistema. Entretanto, por não se darem conta de que esse passe – válido até o final da operação do dia seguinte à compra – garante um reembolso aos usuários após sua data de validade, muitos efetuam o descarte do cartão.
Pensando nisso, a Trensurb realiza campanha nas redes sociais da empresa e na TV Minuto – presente em trens e estações – visando estimular a devolução dos cartões. A entrega pode ser feita em qualquer uma das bilheterias do metrô e o usuário recebe, em troca, 1 real.
Cotidiano