Um terremoto de magnitude 7,7 graus na escala Richter foi registrado na costa da Papua Nova Guiné nesta segunda-feira (horário local) – noite de domingo no Brasil, segundo o USGS (Serviço Sismológico dos Estados Unidos, na sigla em inglês). O epicentro do tremor ocorreu a 54 km da cidade Kokopo Panguna, na ilha Nova Bretanha, e a 789 quilômetros da capital, Port Moresby, acrescentou o USGS.
Funcionários do órgão americano emitiram uma alerta de segurança porque as ondas podem gerar um tsunami. As ondas gigantes podem acertar alguns litorais do Pacífico após o forte terremoto que ocorreu em uma profundidade de 65 quilômetros do leito marinho.
O PTWC (Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, na sigla em inglês) disse que ondas de tsunami são perigosas para todas as regiões costeiras localizadas dentro de um raio de 1 mil quilômetros do epicentro terremoto. Isso, segundo o USGS inclui Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão. O PTWC acrescentou que as ondas do tsunami podem atingir entre 1 e 3 metros na costa de Papua Nova Guiné.
Cotidiano