A Defesa Civil emitiu um alerta válido para todo o Estado para a possibilidade de muita chuva, queda acentuada de temperatura e forte rajadas de vento nesta quinta-feira (8). O estado inteiro deve estar em estado de alerta devido ao desnivelamento das bacias hidrográficas, ou seja, cheia de rios.
Conforme a Defesa Civil, uma massa de ar frio deve provocar uma queda acentuada de temperatura e a incidência de fortes ventanias. Diversas regiões do Estado devem estar atentas para pancadas intensas de chuva que devem acompanhar a incidência de trovoadas.
Diversos pontos do rio Uruguai, por exemplo, ainda estão acima do nível de alerta, e com a chuva prevista a situação tende a agravar. Há também a eminente probabilidade de descargas elétricas, queda de energia, inundações em zonas ribeirinhas e alagamentos de curta duração em zonas urbanas.
Fronteira Oeste, Região Noroeste, Região Central, parte da Região Norte, Região Metropolitana e Litoral Norte devem ser as regiões mais afetadas pelas adversidades, conforme a Defesa Civil.
Bacias hidrográficas em alerta
Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo; Ijuí; Piratini; Butuí – Icamaquã; Ibicuí; Vacacaí – Vacacaí Mirim; Alto Jacuí; Pardo; Baixo Jacuí; Taquari – Antas; Caí; Guaíba; Sinos e Gravataí.