Cotidiano

Detento morre e policial é ferido em rebelião no presídio de Três Passos

Policiais de três batalhões da Brigada Militar estão no local, além de bombeiros que tentam apagar focos de incêndio dentro da unidade.

A Brigada Militar conteve uma rebelião no presídio de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira (28). Policiais de três batalhões estiveram no local, além de bombeiros que apagaram focos de incêndio dentro da unidade prisional.

Um policial militar ficou ferido no braço, segundo o CRPO Noroeste (Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Noroeste). O preso Leomar Vargas, natural de Coronel Bicaco, foi ferido com golpes de um objeto cortante, socorrido, mas morreu durante atendimento.

Segundo informações da BM, uma revista, mais cedo, descontentou apenados de uma das galerias. Vários detentos tentaram fugir pulando o muro da instituição, mas brigadianos utilizaram munição não letal e impediram a fuga em massa.

A situação seguiu tensa, com presos rebelados ainda no pátio, até por volta das 17h30, quando a situação foi finalmente debelada. Eles pediram a intervenção de um juiz da Vara de Execuções Penais para iniciar uma negociação. Os detentos também colocaram fogo em colchões.

A casa prisional tem capacidade para 90 detentos, mas abriga 180. Ainda segundo informações extraoficiais, colhidas pelo portal Três Passos News, após revistas nas celas, 15 detentos seriam levados para fazer exames de corpo delito no Hospital de Caridade e, após, seriam transferidos.

https://youtu.be/NSWh2-i0E4w