Cotidiano

Homem morre eletrocutado durante campeonato de futebol em Lajeado

Um homem morreu eletrocutado durante um campeonato de futebol de areia no Parque Professor Theobaldo Dick, no Centro de Lajeado, no Vale do Taquari. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (22), no momento em que a vítima tocou em um poste de energia elétrica.

Sidinei Borges do Amaral, de 36 anos, conhecido como “Sidão”, sofreu uma descarga elétrica ao encostar em um poste metálico que sustenta refletores. O acidente ocorreu após ele e amigos disputarem uma partida e serem classificados para a final do Campeonato Regional de Futebol de Areia do evento Curta o Verão Lajeado 2017, realizado em conjunto entre o Sesc (Serviço Social do Comércio) e Prefeitura Municipal de Lajeado.

De acordo com o relato de colegas de equipe da vítima, Sidão teria saído da quadra para descansar após um jogo, sentado no chão e se encostado no poste. Conforme amigos, ele começou a tremer. Em um primeiro momento a suspeita foi de convulsão, mas outro competidor tocou na vítima e também recebeu uma descarga elétrica, sendo jogado para longe.

Sidinei do Amaral só foi desencostado do poste após um rapaz pegar uma cadeira de plástico. Testemunhas informaram que nenhum dos organizadores do campeonato sabia onde ficava a caixa de disjuntor para cortar a luz do refletor.

O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados e socorreram o homem ao Hospital Bruno Born, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Sidão, que morava em Guaporé, deixa esposa e um filho de sete anos.

Inquérito na Polícia Civil

A Polícia Civil de Lajeado abriu inquérito para apurar se houve negligência por parte da Prefeitura Municipal na morte do homem por descarga elétrica. O delegado responsável pela investigação solicitou a realização de perícia técnica no corpo da vítima e no local do acidente, além de ter ouvido servidores municipais que cuidam da parte elétrica.

A suspeita preliminar é que o poste estava conduzindo energia elétrica devido a um curto circuito em um de seus cinco reatores. Caso sejam encontrados culpados, eles poderão ser indiciados por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Comunicado da Prefeitura de Lajeado

A Prefeitura Municipal de Lajeado informou que uma equipe da RGE Sul verificou a iluminação dos postes do Parque Professor Theobaldo Dick ainda na noite de quarta-feira e não encontrou problemas em mais postes, além daquele que estava eletrificado. Na área em que ocorreu o acidente a iluminação foi cortada. Além do inquérito na Polícia Civil, a administração municipal disse que apurará o caso internalmente.

Foi solicitado por parte da prefeitura que a população denuncie postes e equipamentos eletrificados em outras áreas públicas do município, já que a administração não encontrou registro de reclamação sobre energização do poste de iluminação no parque onde ocorreu o acidente.