A Walmart fechou permanentemente a filial do Nacional dentro do Rua da Praia Shopping, no Centro Histórico de Porto Alegre. O motivo foi a reestruturação da rede de supermercados no Brasil, anunciada no ano passado e que já provocou o fechamento de 15 lojas no Rio Grande do Sul.
As atividades do Nacional do Rua da Praia Shopping foram encerradas às 17h30 desta terça-feira (21). A filial do supermercado, além de ficar situada em uma via com várias opções de comércio, enfrentava a forte concorrência do Zaffari Rua da Praia, que foi inaugurado em maio de 2016 no prédio do antigo Cine Cacique, conquistando os clientes do Centro.
No dia 8 de fevereiro, a unidade do Nacional no Iguatemi Porto Alegre já havia sido fechada pela falta de lucro. Na ocasião, a Walmart informou que o supermercado seria o único a fechar as portas, já que não dava o retorno financeiro desejado pela administradora.
Antes do Nacional do Rua da Praia Shopping fechar, os produtos em estoque foram vendidos com descontos de até 70%. Conforme a Walmart, os funcionários que atuavam no supermercado fechado foram realocados para outras filiais do Nacional ou receberão treinamento para serem reposicionadas no mercado de trabalho.