A partir desta semana, os ônibus que fazem a linha T12-Restinga/Cairú passarão a operar com GPS, que vai permitir que os usuários controlem a localização dos veículos e o horário em que chegarão em cada parada. O projeto piloto também servirá para melhorar a gestão do transporte coletivo, segundo a Prefeitura de Porto Alegre.
Os equipamentos estão sendo instalados em todos os 15 carros da Carris que atendem a linha diariamente. Na terça-feira (21) deve ter início o treinamento dos funcionários que irão operar o sistema.
No mesmo dia está previsto que também começarão a ser transmitidos os dados dos veículos e imagens de rastreamento da frota. A gestão será feita pela companhia em parceria com a Procempa e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
Aplicativo ajudará no planejamento de viagens
Depois que o sistema for implantado, conforme a Prefeitura, o próximo passo será disponibilizar um aplicativo para que os usuários tenham acesso às informações do transporte coletivo. Será possível saber onde está o ônibus e quanto tempo levará para chegar até as paradas, que também serão georreferenciadas.
Para a Carris e a Prefeitura de Porto Alegre, a vantagem é ter o controle da localização de cada veículo, tempo de deslocamento e problemas e imprevistos na rota, como congestionamentos ou atrasos.