Foi liberado, na manhã desta sexta-feira (17), o trecho da ERS-287, quilômetro 153, bloqueado após um pontilhão ceder por causa da chuva. O local recebeu a instalação de uma ponte móvel construída pelo pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro, de Cachoeira do Sul, após solicitação da Secretaria dos Transportes e EGR.
A estrutura permite a passagem de veículos de passeio e de carga até quatro eixos e 30 toneladas. Transportes que excedam estas características devem continuar utilizando as rotas alternativas, como as BR’s 392, 471, 153 e 290.
Como a estrutura é pequena, cerca de vinte carros passam em um sentido antes do tráfego ser interrompido para que outros veículos passem, vindos do sentido oposto. Funcionários da EGR orientam o tráfego porque a sinaleira prometida para o local ainda não foi instalada.
A ponte de 34 metros suporta até 30 toneladas e a velocidade tem limite de 20 quilômetros por hora. O local passou por vistoria antes de ser liberado. O tráfego também será interrompido a cada quatro horas para manutenção.
Obra definitiva deve durar 90 dias após início
A execução da obra do pontilhão definitivo já foi contratada, em caráter emergencial, e deverá levar em torno de 90 dias após seu início. Primeiramente, um lado será construído, com a manutenção da ponte móvel no ponto onde está. Uma vez pronta, a primeira parte será liberada para o tráfego e a ponte do Exército desmontada. A obra continua então na construção da segunda parte.