Milhares de passageiros que dependem do transporte coletivo da Capital tiveram dificuldades para se deslocar pela cidade no final da tarde desta quinta-feira (9). O motivo foi um protesto contra um possível aumento da tarifa de ônibus municipal de Porto Alegre.
A manifestação começou por volta das 18h, no Paço Municipal, reunindo cerca de 300 pessoas. Elas percorreram ruas do Centro Histórico e, após irem pela segunda vez na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho, entraram em confronto com a polícia.
Bombas de gás lacrimogênio foram jogadas por policiais do BOE (Batalhão de Operações Especiais) da Brigada Militar. Parte da manifestação se dissipou após o confronto, que começou devido depredações registradas em estabelecimentos comerciais.
Mais uma vez, o usuário do transporte coletivo de Porto Alegre foi penalizado pela manifestação. O protesto causou, das 18h30 às 20h30, o bloqueio do tráfego de ônibus no Centro Histórico da Capital, gerando reflexos nas vias da região.
Os ônibus e lotações que possuem terminal no Centro precisaram ser desviados. Passageiros que embarcam ou desembarcam no Camelódromo e das linhas de lotação também foram afetados, mas o serviço de transporte coletivo na região já foi normalizado.