Farmacêutico é preso por venda de remédios exclusivos e amostras grátis no Litoral Norte

Um farmacêutico foi preso em flagrante na última segunda-feira (30) em Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Estado. A prisão foi realizada por policiais civis da Decon (Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial), em ação conjunta com o CRF (Conselho Regional de Farmácia).

Durante a diligência, decorrente de denúncia recebida pela delegacia, os agentes localizaram e apreenderam na farmácia anabolizantes e medicamentos para uso exclusivo em hospitais. Também foi identificado o fracionamento de medicamentos e a comercialização de amostras grátis. Diversos dos remédios comercializados irregularmente eram de venda estritamente controlada (tarja preta), com a devida retenção de receituário médico.

Segundo o diretor de investigações do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), delegado Sander Cajal, “a venda desses medicamentos sem a necessária prescrição médica põe em sérios riscos a saúde e a vida dos consumidores, em especial, a utilização de remédios controlados (tarja preta), cuja venda é legalmente vinculada à retenção do receituário médico”.

O farmacêutico, que foi preso trabalhando em uma filial das Farmácias Associadas no Centro de Balneário Pinhal, responderá pela prática de crime contra saúde pública. Após os trâmites legais na Delegacia de Polícia Civil, o preso foi encaminhado ao sistema carcerário gaúcho.