"Plano de Recuperação Fiscal do Estado pode ser fechado em duas semanas", diz Sartori

Após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em Brasília, o governador José Ivo Sartori afirmou estar em contato permanente com técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda e do Tesouro Nacional, para elaborar o Plano de Recuperação Fiscal do Estado.

“A ideia é garantir a carência de três anos no pagamento das parcelas da dívida do Rio Grande do Sul com a União”, enfatizou Sartori durante o programa Governo e Comunidade de sábado (28). Segundo o governador, o acordo pode ser fechado em duas semanas.

Leia também: Ministério da Fazenda e Governo do RS começam a negociar recuperação fiscal do Estado 

Sartori ressaltou também que as medidas já tomadas pelo RS foram apontadas como exemplares por Meirelles. Entre elas, foram destacados o Ajuste Fiscal Gaúcho e o Plano de Modernização do Estado, que já teve parte das propostas aprovadas pela Assembleia Legislativa e deverá ter a votação concluída pelo parlamento em fevereiro.

“As medidas foram consideradas relevantes, exemplares e abrangentes”, disse o governador. Dentro do Pacotaço de Sartori estão a diminuição do número de secretarias de 20 para 17 e a criação do Plano de Previdência Complementar, além da extinção de nove das 19 fundações do Estado.

Governo e Comunidade

O programa semanal é resultado de parceria entre a Secom (Secretaria Estadual de Comunicação) e a Agert (Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão). Produzido pela Rádio Web Piratini, o Governo e Comunidade tem duração de cinco minutos e trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o Executivo.

Ouça a entrevista

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/304778336″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]