Cela é interditada após preso tentar fugir de ônibus da Susepe em Porto Alegre

Após um preso tentar fugir na tarde de domingo (22), uma das duas celas do Trovão Azul, o ônibus-cela usado para evitar superlotação das carceragens de delegacias em Porto Alegre, foi interditada. O homem arrancou, provavelmente com as mãos, parte do assoalho do ônibus, fabricado em 1985.

A Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) se comprometeu a fazer o conserto do ônibus nos próximos dias. Até lá, a cela fica fora de funcionamento. A Brigada Militar descobriu a ação do detido após ouvir batidas dentro da cela. Em uma inspeção de rotina, motivada pelo barulho, policiais militares detectaram os danos no assoalho do veículo.

O ônibus-cela, no momento, está abrigando quatro detentos, enquanto a capacidade é para 30 pessoas. Nas delegacias de Porto Alegre, 81 presos esperavam por vagas no sistema carcerário na tarde desta segunda-feira (23). A Polícia Civil irá abrir um inquérito, nos próximos dias, para investigar a tentativa de fuga com rompimento do assoalho do ônibus.

O Trovão Azul está sendo mantido dentro de um galpão da Academia de Polícia, na zona Norte da Capital, por falta de vagas em cadeias e nas celas das delegacias. Os centros de triagem de presos, que poderiam amenizar o problema, ainda não ficaram prontos, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Ônibus-cela usado pela SSP para abrigar presos. Foto: Divulgação