Uma operação conjunta entre Brigada Militar, Ministério Público e Prefeitura Municipal de Torres resultou na prisão de 17 senegaleses na cidade situada no Litoral Norte gaúcho. A ação de fiscalização contra o crime de contrabando ocorreu nesta sexta-feira (20).
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em residências de Torres. Foram apreendidas, na rua e nas casas dos presos, bijuterias, carregadores de celular, CDs e DVDs piratas, óculos de sol e de grau, “paus de selfie”, roupas e relógios sem comprovação de origem.
De acordo com a Polícia Civil, 30% dos produtos contrabandeados apreendidos eram falsificados. No caso dos itens com marcas desconhecidas, apenas a Prefeitura de Torres pode aplicar multas administrativas. A fiscalização tributária de Torres solicitou a operação.
Os produtos contrabandeados foram comprados em São Paulo por senegaleses e seriam vendidos durante o verão no Rio Grande do Sul. Os homens presos foram encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Osório, já as mulheres foram recolhidas ao Presídio Estadual Feminino de Torres.
Segundo o delegado Rafael Sauthier, os senegaleses podem responder pelos crimes de violação de direito autoral e contra as relações de consumo.