50 quilos de produtos impróprios para o consumo humano foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (18) em um supermercado de São Leopoldo, no Vale do Sinos. A ação de fiscalização ocorreu em um supermercado – não identificado – do bairro Santos Dumont.
De acordo com a Polícia Civil, no interior do estabelecimento inspecionado, foram verificadas pequenas irregularidades que poderão ser sanadas na esfera administrativa, além de uma quantidade de produtos vencidos expostos à venda.
O responsável pelo supermercado foi comunicado pela Vigilância Sanitária Municipal das irregularidades a serem corrigidas e o estabelecimento comercial será inspecionado novamente, assim que os problemas verificados tenham sido resolvidos.
O proprietário e o gerente do supermercado poderão responder criminalmente pela prática, em tese, de crime contra as relações de consumo, por expor à venda produtos impróprios ao consumo humano.
A apreensão foi realizada por policiais civis da Decon (Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), em ação conjunta com a Vigilância Sanitária de São Leopoldo.