Baixo nível dos reservatórios deixa onze regiões de Porto Alegre sem água

Três estações de bombeamento de água tratada de Porto Alegre estão com os reservatórios em níveis muito baixos, o que faz as máquinas ficarem paradas, interrompendo o abastecimento de água em ao menos onze regiões da Capital neste sábado (14).

Conforme o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), as estações de bombeamento Vila Brasília e Vila Boa Vista retornaram ao funcionamento na tarde deste sábado, mas ainda há clientes sem água. Entretanto, no final da tarde, a estação Dolores Duran foi paralisada e compromete o fornecimento de água nos bairros Agronomia e Lomba do Pinheiro. O baixo nível dos reservatórios ocorre pelo alto consumo de água nas localidades atendidas.

As estações de bombeamento do Dmae somente operam quando os reservatórios têm bom nível de água, entretanto, devido ao alto consumo, os níveis estão mais baixos, afetando o abastecimento em regiões mais altas ou distantes dos locais de distribuição.

Estão sendo afetas onze regiões da Capital: Agronomia, Bom Jesus, Cefer II, Jardim Carvalho, Lomba do Pinheiro, Nossa Senhora das Graças, Praça Baltazar de Bem, Vila Boa Vista, Vila Colina do Prado, Vila Fátima Pinto e Vila Jardim.

Mesmo com o religamento de duas estações, não há previsão de normalização no abastecimento de água em Porto Alegre, pois o consumo segue elevado, baixando o nível dos reservatórios.