Mais de três toneladas de alimentos impróprios são apreendidas em Viamão

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) uma ação para coibir a venda de alimentos impróprios e crimes de poluição ambiental e de furto de energia elétrica, em Viamão, na Região Metropolitana. Uma pessoa foi presa em flagrante por crime contra as relações de consumo e cerca de 3,4 toneladas de produtos impróprios foram apreendidas.

Foram fiscalizados diversos estabelecimentos comerciais, como mercados, farmácias, postos de combustíveis e academias de ginástica. Segundo a Polícia Civil, foram constatadas diversas irregularidades nos locais visitados, como a exposição e venda de produtos e gêneros alimentícios sem indicação de procedência, carnes indevidamente refrigeradas e alimentos com prazo de validade vencido.

Somente em um mercado localizado no bairro Viamópolis, foram apreendidas mais de três toneladas de alimentos totalmente impróprios ao consumo humano. Foram interditados parcialmente o açougue, as câmaras frias e a friambreria do estabelecimento, por condições inadequadas ao acondicionamento dos alimentos. O sócio-gerente do mercado foi autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo.

Em um dos postos de combustíveis fiscalizados, dois bicos de bombas foram interditados, em razão da conhecida “bomba baixa”, em que o consumidor recebe menos combustível do que o indicado no mostrador do equipamento.

Nas duas farmácias inspecionadas, também foram verificadas irregularidades. Os agentes encontraram fracionamento de medicamentos e divergência entre os remédios controlados em estoque e a quantidade que constava no sistema de controle.

Quatro academias de musculação também foram interditadas, devido à ausência de profissional habilitado, falta de licença para venda de suplementos e localização de suplementos vencidos.