Vereadora de Guaíba é investigada por suposto desvio de materiais da Prefeitura

A ex-secretária de Assistência Social e atual vereadora de Guaíba, Luciana Kubiaki (PSD), está sendo investigada pelo crime de peculato.

A ex-secretária de Assistência Social e atual vereadora de Guaíba, Luciana Kubiaki (PSD), está sendo investigada pelo crime de peculato. Ela é suspeita de desviar materiais de limpeza, escritório e gêneros alimentícios da administração municipal.

Carne apreendida na casa da vereadora. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Luciana será ouvida na próxima semana pela Polícia Civil. Dentro da casa dela, agentes da PC encontraram encontraram em torno de 100 quilos de carne sem procedência; 48 garrafas de alvejante; 60 litros de azeite; materiais de escritório, como lápis de cor, canetinhas e cadernos, e uma caixa de etiquetas endereçada à prefeitura.

Ainda durante as buscas, uma arma foi apreendida. O marido da vereadora foi detido por porte ilegal de arma de fogo, pagou fiança e foi liberado.

O caso ainda está sendo investigado pela Polícia Civil. Se comprovado o crime de peculato da vereadora, quando o servidor público desvia ou obtém vantagem da sua condição para prejudicar o poder público, a pena prevista é de dois a 12 anos de prisão.

A vereadora não se manifestou sobre o caso. Nem a gestão atual e nem a anterior se manifestaram sobre o assunto.