Primeira obra da revitalização da orla do Guaíba será entregue na quinta-feira

A Praça Julio Mesquita é a primeira obra da revitalização da Orla do Guaíba que está concluída. A área foi remodelada e será entregue à comunidade de Porto Alegre na próxima quinta-feira (29). O evento começa às 17h e contará com uma série de atividades culturais e de lazer. Está é a primeira parte pronta do futuro Parque Urbano da Orla do Guaíba.

Primeira obra da revitalização da Orla será entregue na quinta-feira. Foto: Brayan Martins/PMPA

O espaço público, em frente à Usina do Gasômetro – entre a avenida Presidente João Goulart e a rua General Salustiano -, integra o projeto de implantação do trecho 1 do parque. A área foi cercada para a obra pois, por questões de segurança, as intervenções previstas não permitiam pessoas circulando no local. Os trabalhos iniciaram no fim de maio.

Foram construídos um deck de madeira em grande área, uma quadra de futebol com devido cercamento, academia ao ar livre e um parquinho infantil. A iluminação foi completamente renovada. A área recebeu investimento de R$ 1,8 milhão.

Atividades culturais

A programação prevista para a entrega da Praça Julio Mesquita foi elaborada pela Secretaria Municipal da Cultura com o objetivo de estimular a vocação da maior área verde de lazer do Centro Histórico de abrigar a diversidade cultural da região. Para o evento estão previstas performances cênicas, banda sinfônica, show, artesanato, circo, rodas de samba, atividades lúdicas para crianças e espaço esportivo para idosos e jovens, distribuídas ao longo da praça durante três horas, gratuitamente.

Praça tem nova iluminação, deck, quadra de futebol, academia e parquinho. Foto: Brayan Martins/PMPA

Às 17h tem apresentação da Banda Municipal, com a participação do flautista Pedrinho Figueiredo. O repertório é composto por Lupicínio In Concert, com obras de Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Tom Jobim e Braguinha & Alberto Ribeiro. Entre as atrações confirmadas estão a montagem A Arca de Noé, baseada na obra de Vinícius de Moraes e dirigida por Zé Adão Barbosa; o Homem Banda Mauro Bruzza; roda de Samba com o Instituto Brasilidades; Oficina Aberta de Teatro e Jogos Cênicos com os atores Jeffie Lopes e Giovana de Figueiredo; apresentação de instrumentalistas circenses de sopro com Ana Claudia Bernarecki; o Circo da Silva e bonecos gigantes, com Graziela Castro Saraiva.

Em casa de chuva intensa a programação será transferida.