Porto Alegre: eixo da avenida Icaraí terá faixa exclusiva para ônibus até o final do ano

Os trabalhos de pintura, instalação de novas placas e revitalização da ciclovia já iniciaram pelas equipes da EPTC. O espaço prioritário dos ônibus deve ser concluído até o final do ano.

Seguindo os exemplos das avenidas Cavalhada, Brasil, Bento Gonçalves, Borges de Medeiros e Assis Brasil, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) está implantando mais uma faixa exclusiva para ônibus em Porto Alegre. Desta vez, é no eixo das avenidas Icaraí e Chuí, na zona Sul da Capital.

O novo trecho, somente no sentido bairro-Centro, terá dois quilômetros de extensão e ficará localizado no lado direito da via, entre a avenida Diário de Notícias e a rua Ibicuí. O corredor de ônibus terá a faixa contínua azul e funcionará das 6h às 9h.

Leia também: Corredor de ônibus da Assis Brasil será expandido até a Fiergs

Faixa prioritária fica no sentido bairro-Centro. Foto: PMPA/Divulgação

Os trabalhos de pintura, instalação de novas placas e revitalização da ciclovia já iniciaram pelas equipes da EPTC. O espaço prioritário dos ônibus deve ser concluído até o final do ano. O objetivo é qualificar o deslocamento de milhares de passageiros das linhas da zona Sul.

Pelo eixo da Icaraí-Chuí circulam 24 linhas do transporte coletivo urbano, com 1,1 mil viagens, transportando 59,3 mil passageiros por dia. No trecho do corredor, existem oito pontos de paradas.

Atualmente, Porto Alegre conta com mais de 65 quilômetros de faixas exclusivas ou preferenciais ao transporte coletivo. No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas.