O senador Lasier Martins pediu para se desfiliar do PDT nesta quarta-feira (21). O político gaúcho, eleito em 2014 pelo Partido Democrático Trabalhista, estava ameaçado de expulsão do partido por ter votado a favor da PEC dos Gastos Públicos e do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
O pedido de desfiliação foi formalizado na manhã desta quarta-feira e entregue ao PDT e à Justiça Eleitoral. Lasier Martins deve decidir até o final de janeiro para qual partido irá. Ele afirmou que foi procurado por lideranças políticas do DEM, PMDB, PP, PPS, PR, PSC, PSD, PSDB, PV, PROS, Rede Sustentabilidade e Solidariedade (SDD).
Dentro do partido, o pedido de desfiliação foi enviado em carta endereçada ao deputado federal Pompeo de Mattos, presidente do PDT Rio Grande do Sul. “Saio por duas razões básicas, a primeira é a ameaça de expulsão feita pelo Carlos Lupi [presidente do PDT Nacional], a segunda é uma discordância programática em relação a posicionamentos do partido. O PDT está velho”, afirmou o senador. Lupi e Lasier Martins nunca foram amigos.
Lasier explica em vídeo o porquê de sair do PDT
Pompeo de Mattos recebe pedido de desfiliação
Recebi agora carta de DESFILIAÇÃO do PDT do Sen LASIER MARTINS. Lamento muito, mas as divergências de pensamentos eram claras. VIDA Q SEGUE
— Pompeo de Mattos (@PompeodeMattos) 21 de dezembro de 2016