Cotidiano

Vereador de Alvorada é solto após conseguir habeas corpus

Ele havia sido detido após ir ao Fórum da Comarca de Justiça apresentar o pedido de habeas corpus contra um mandado de prisão preventiva que fora expedido

O vereador de Alvorada Vanio Presa (PMDB), preso nesta sexta-feira (16) por, supostamente, chefiar uma organização criminosa, foi liberado da Delegacia de Polícia de Alvorada. Ele havia sido detido após ir ao Fórum da Comarca de Justiça apresentar o pedido de habeas corpus contra um mandado de prisão preventiva que fora expedido anteriormente.

No entanto, como havia um segundo pedido de prisão contra ele por crime eleitoral, o homem foi detido e encaminhado para a DP, onde ficou à espera de vaga no sistema prisional.

O político era considerado foragido desde o dia 8 de novembro, quando foi deflagrada a Operação Alderman, na qual ele é suspeito de cometer diversos crimes e chefiar uma organização criminosa.

Operação acusa político de tráfico e agiotagem

Para o MP, o grupo criminoso chefiado pelo vereador, para disfarçar a origem do dinheiro proveniente de crimes licitatórios, contra administração, tráfico de drogas e agiotagem, colocava bens em nome de terceiros e utilizava pizzarias para lavar o capital. Estima-se que tenham sido lavados mais de R$ 1 milhão.

O mandado de prisão decretado contra o vereador se deve em virtude de tentativas de obstrução da investigação, além da garantia da ordem econômica, aplicação da lei penal e garantia da ordem pública. Ele foi afastado do cargo.