O cerco montado pela Brigada Militar no Noroeste do RS nas últimas 24 horas resultou na prisão do suspeito de ferir com uma faca um policial militar na quarta-feira (14). O caso ocorreu dentro de um ônibus da empresa Ouro e Prata. O coletivo fazia a linha São Nicolau-Porto Alegre.
O criminoso havia se escondido em um matagal no interior do município de Entre-Ijuís. Com o preso, foi encontrada a arma do brigadiano, além dos carregadores. As buscas a Anildo Espíndola, de 40 anos, que estava em saída temporária, começaram logo após ele ferir o tenente da reserva Jolim Dauenheimer Schuquel, do CVMI (Corpo Voluntário de Militares Estaduais Inativos) do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) dentro do coletivo da Ouro e Prata.
Leia mais: Policial militar é esfaqueado dentro de ônibus no Noroeste do RS
O bandido, além de agredir o PM, roubou a arma e a bolsa do policial, exigiu que o motorista do ônibus parasse o veículo, roubou um Chevrolet Meriva e empreendeu fuga. O criminoso bateu o carro e fugiu para um matagal, onde tentou se esconder.
Ele foi recapturado por volta das 19h desta quinta-feira (14). Espíndola estava em saída temporária da prisão para visitar a mulher entre os dias 9 e 16 de dezembro. Ele possui antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, apropriação indébita, furto, roubo a estabelecimento comercial, fuga do sistema prisional e receptação e cumpria pena no Instituto Penal de Canoas, na Região Metropolitana.
Ainda não se sabe o motivou as agressões e a tentativa de latrocínio do policial. O tenente Schuquel recebeu golpes de faca na mão e nas costas e foi conduzido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao Hospital Santo Ângelo, onde foi medicado e, posteriormente, liberado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.