A Prefeitura Municipal de Porto Alegre decidiu cancelar a festa da Virada do Ano por causa da falta de dinheiro em caixa. O evento, como de costume, seria realizado na Usina do Gasômetro. Outro impasse para a realização da festa é o atraso na conclusão das obras de revitalização da Orla do Guaíba.
Conforme a própria PMPA, mesmo com o desconto de 12% no pagamento do IPTU 2017 (Imposto Predial e Territorial Urbano), a festa não deve ser realizada, para manter a saúde financeira do município. Conforme levantamento da Prefeitura, o custo para a realização de um evento menor do que o da virada para 2016 seria de R$ 500 mil.
Festa de Natal também sobre risco
O Natal na Orla, evento realizado na noite de 24 para o dia 25 de dezembro, também está sobre risco de ser cancelado por falta de condições financeiras. O evento custaria aos cofres municipais cerca de R$ 150 mil. Ainda não há uma definição sobre a realização do evento, já que ele integra o projeto Brilha Porto Alegre, do Sindilojas Porto Alegre. O Natal na Orla também sofre impasses em relação às obras de revitalização da região.