Feriadão de Proclamação da República registra menos mortes no trânsito do que em 2015

A 66ª edição da Operação Viagem Segura de Proclamação da República encerrou-se à meia-noite de terça (15) com mais de 51,5 mil veículos fiscalizados e 19,2 mil autuações. Desde a zero hora de sexta-feira (11), foram recolhidos 882 veículos e 214 carteiras de habilitação irregulares.

O feriado contabilizou menos mortes no trânsito em comparação com o ano passado. Foram 12 vítimas fatais em cinco dias (2,4 mortes por dia), quase metade da média de 2015, quando morreram cinco pessoas por dia de feriado (total de 15 mortes no local do acidente em três dias). A operação deste ano também contabilizou 291 feridos nas vias e rodovias gaúchas neste feriado. No total, foram 472 acidentes.

Os órgãos de fiscalização realizaram 3.092 testes de etilômetro e autuaram 172 condutores por embriaguez. Quase 60% foram por recusa ao teste do etilômetro e todos esses 101 condutores sofrerão as mesmas sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Trinta e sete, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados à delegacia.

Megablitz

Na sexta-feira (11), Detran/RS (Departamento Estadual de Trânsito), Brigada Militar, Polícia Civil e EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação) efetuaram operação conjunta após evento que marcou os cinco anos da Viagem Segura. Em duas blitze montadas em pontos diferentes de Porto Alegre foram abordados 330 veículos, aplicadas 123 autuações, sendo duas por embriaguez – ambos condutores se recusaram a realizar o teste do etilômetro.