Schirmer propõe centros de triagem para evitar superlotação de delegacias

Com 258 vagas, eles iriam ajudar a desafogar as delegacias abrigar os detidos até o encaminhamento para os presídios.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, disse hoje que pretende criar dois centros de triagem para amenizar o problema de superlotação de presos em delegacias. Ao longo desta quarta-feira, presos ficaram dentro de viaturas da Brigada Militar em frente da 2ª e 3ª DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

Para contrapor a superlotação, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) estuda implantar os centros de triagem em Porto Alegre e Charqueadas. Com 258 vagas, eles iriam ajudar a desafogar as delegacias abrigar os detidos até o encaminhamento para os presídios.

“Delegacias de Polícia e viaturas não são locais para se manter presos. Esses centros de triagem vêm justamente para desafogar as delegacias e solucionar esse problema”, afirmou Schirmer, em entrevista coletiva.

Proposta quer evitar o xadrez das DP’s

Pela proposta da SSP, as prisões feitas pela Brigada Militar nas ruas continuarão sendo levados nas delegacias da Polícia Civil. Os presos, no entanto, depois de autuados em flagrante ou identificados na repartição, serão encaminhados por policiais civis para um desses centros de triagem, e não mais ficarão alojados no xadrez das DPs. Desses centros, os presos seguem para presídios.

Um dos centros de triagem será construído pela Susepe e SOP (Secretaria de Obras Públicas do RS) atrás do IPF (Instituto Psiquiátrico Forense) e o outro em um local inicialmente previsto para abrigar um hospital penitenciário. O projeto está em fase de elaboração de processo licitatório para escolha da empresa responsável pela obra.