INMET emite alerta para possibilidade de tempestades no Rio Grande do Sul

Conforme o órgão, há possibilidade de transtornos ocasionados por causa dos temporais, que devem ser isolados e passageiros.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades com raios, vento e granizo até o final de quinta-feira (28). Conforme o órgão, há possibilidade de transtornos ocasionados por causa dos temporais, que devem ser isolados e passageiros.

O alerta começou a valer às 11h desta quarta-feira (27) e vale até a meia-noite de quinta. O grau de severidade é de “perigo”, quando podem ocorrer chuvas de até 100 milímetros em apenas um dia, ventos entre 60km/h a 100km/h e queda de granizo.

Ainda conforme o órgão, o tipo de tempestade alertada pode causar danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos. No entanto, ressalta-se, que este é um padrão e nem sempre temporais dentro desta escala causam todos os danos listados pelo órgão.

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) adverte que, nesta quarta-feira (27), ocorrerão pancadas de chuva localmente forte e isoladas no Rio Grande do Sul. As chuvas ocorrem com raios e rajadas de vento forte e chance de queda de granizo isolado em quase todo o Estado. A exceção é para a região dos Campos de Cima da Serra.

Conforme o órgão, há maior chance de chuva a partir da tarde no Centro, Norte, Capital, Leste, Nordeste e Litoral Norte do RS e, também, no Oeste de Santa Catarina. O CPTEC não faz menção para a possibilidade de temporais.

Instruções em caso de vendaval

O INMET publicou três recomendações em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).