Aeronave A320neo. Foto: Avianca/Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (19), dois adolescentes foram flagrados dentro do porão de bagagens de uma aeronave, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Dois primos, de 14 anos, foram encontrados por agentes da Infraero, por volta das 7h, durante uma inspeção minutos antes da decolagem de um avião da Avianca, com destino ao Rio de Janeiro.
Os dois jovens, que moram em Canoas, foram ouvidos pela Polícia Federal, que informou que eles invadiram o sítio aeroportuário ainda no fim da noite de terça-feira (18). Após o depoimento, a PF encaminhou o caso ao Deca (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente).
A delegada plantonista do Deca, Eleonora Xavier, disse que os jovens não conheciam o risco de viajar no porão: “Questionados eles disseram que queriam viajar. A gente tem conhecimento que a temperatura no local esfria muito e provavelmente eles não sobreviveriam”.
Em nota, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informou que a invasão dos jovens pode ser considerada crime, mas que a avaliação depende das autoridades policiais. A Polícia Civil afirmou que os jovens não serão penalizados porque apenas colocaram as próprias vidas em risco: “Eles não promoveram nenhum tipo de perturbação e não resistiram quando pedido para se retirarem”, disse a delegada do Deca.