Cotidiano

Alagamentos removem 40 famílias de casa em Novo Hamburgo

As fortes chuvas que provocaram alagamentos fizeram com que mais de 40 famílias fossem removidas de casa, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Defesa Civil abriram um abrigo para moradores do bairro Santo Afonso. O prédio da Base do Pronasci, que fica na rua Buenos Aires, já abriga pelo menos dez famílias, totalizando 52 pessoas. Outros moradores se refugiaram em casas de amigos e parentes.

Somente em Novo Hamburgo, mais de 200 residências foram atingidas pelos alagamentos. Entre os pontos afetados no bairro Santo Afonso estão as vilas Palmeira e Capanema. Outros bairros como Canudos e Industrial também tiveram pontos de alagamento. A Casa de Bombas está funcionando com todos os motores ligados. No local, dentro da Vila Palmeira, novamente foi constatado um grande volume de lixo, que acaba atrapalhando o bombeamento e o escoamento das águas.

Em pouco mais de 24 horas foram registrados 182 milímetros de chuva, mais que a média prevista para todo o mês de outubro. Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, as famílias estão preocupadas.

Em algumas ruas, equipes de resgate precisaram utilizar barcos. Segundo a medição da Defesa Civil, o nível do Rio do Sinos está em 5,90 metros em Novo Hamburgo, caso atinja seis metros, vai invadir a cidade. Duas UBS (Unidade Básica de Saúde), nos bairros Santo Afonso e Canudos, ficaram alagadas.

Doações

A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, pede que aqueles que puderem contribuam com a doação de roupas infantis, fraldas, alimentos não perecíveis, meias (infantil e adulto), toalhas e materiais de higiene pessoal. As doações podem ser levadas para a Fábrica da Cidadania, que fica na rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, das 9h às 17h (telefone: 51 3587-9880).