As fortes chuvas que provocaram alagamentos fizeram com que mais de 40 famílias fossem removidas de casa, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Defesa Civil abriram um abrigo para moradores do bairro Santo Afonso. O prédio da Base do Pronasci, que fica na rua Buenos Aires, já abriga pelo menos dez famílias, totalizando 52 pessoas. Outros moradores se refugiaram em casas de amigos e parentes.
Somente em Novo Hamburgo, mais de 200 residências foram atingidas pelos alagamentos. Entre os pontos afetados no bairro Santo Afonso estão as vilas Palmeira e Capanema. Outros bairros como Canudos e Industrial também tiveram pontos de alagamento. A Casa de Bombas está funcionando com todos os motores ligados. No local, dentro da Vila Palmeira, novamente foi constatado um grande volume de lixo, que acaba atrapalhando o bombeamento e o escoamento das águas.
Em pouco mais de 24 horas foram registrados 182 milímetros de chuva, mais que a média prevista para todo o mês de outubro. Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, as famílias estão preocupadas.
Em algumas ruas, equipes de resgate precisaram utilizar barcos. Segundo a medição da Defesa Civil, o nível do Rio do Sinos está em 5,90 metros em Novo Hamburgo, caso atinja seis metros, vai invadir a cidade. Duas UBS (Unidade Básica de Saúde), nos bairros Santo Afonso e Canudos, ficaram alagadas.
Doações
A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, pede que aqueles que puderem contribuam com a doação de roupas infantis, fraldas, alimentos não perecíveis, meias (infantil e adulto), toalhas e materiais de higiene pessoal. As doações podem ser levadas para a Fábrica da Cidadania, que fica na rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, das 9h às 17h (telefone: 51 3587-9880).