Cotidiano

Polícia Civil trabalha com hipótese de suicídio na morte de coordenador de campanha de Melo

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de suicídio na morte do coordenador-executivo da campanha de Sebastião Melo (PMDB) à Prefeitura de Porto Alegre. Plínio Zalewski, de 53 anos, foi encontrado morto na sede do partido, na tarde desta segunda-feira (17). Ele estava dentro do prédio, localizado na avenida João Pessoa, no bairro Cidade Baixa.

Equipes da Polícia Civil e do IGP (Instituto-Geral de Perícias) estiveram na sede do PMDB e retiraram o corpo, que estava em um banheiro pouco utilizado no andar térreo do prédio. O corpo foi encontrado por uma faxineira, no momento em que o conselho político da campanha de Melo se reunia, no primeiro andar, e debatia se deveria usar as redes sociais para divulgar o sumiço dele.

Ao lado do corpo foi encontrado um bilhete e uma faca. O que estava escrito no papel não foi divulgado. A perícia irá verificar a autenticidade do bilhete e os dizeres do escrito, já que ele estava muito sujo de sangue.

Zalewski era casado e deixa dois filhos, de 10 e 12 anos. Ele era considerado desaparecido por familiares desde o final de semana. Segundo informações de integrantes do PMDB, ele teria feito o último contato com a família no domingo à tarde.

Assessor do deputado estadual Tiago Simon (PMDB) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Plínio Zalewski se mostrava abatido com a campanha de segundo turno pela Prefeitura de Porto Alegre, marcada por ataques dos dois lados. De acordo com a Polícia Civil, “ele parecia depressivo” e causava estranheza aos colegas de partido.

Zalewski estava muito abalado por ter sido alvo de ataques virtuais a sua reputação e pela ação de hackers que teriam invadido os perfis e o e-mail pessoal dele. Um boletim de ocorrência chegou a ser registrado.

Uma postagem no Facebook pessoal falando da disputa à prefeitura na Capital fez com que ele fosse intimado por um oficial de Justiça, no último sábado (15). A intimação ocorreu no comitê de campanha de Melo na noite sábado (15). Zalewski ficou extremamente abalado com o episódio.