Quatorze ladrões de carros foram presos, na manhã desta segunda-feira (25), em uma operação da Polícia Civil contra esse tipo de crime. Durante a operação Coda, foram cumpridas 31 ordens judiciais entre mandados de busca e apreensão e de prisão em Porto Alegre.
Foram três meses de investigações para apurar o roubo de carros na cidade. “A operação tinha por finalidade a prisão de 16 assaltantes de veículos que atuavam de forma contumaz em diversas regiões da cidade”, contam os delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns.
A intenção da ofensiva de hoje é evitar roubos seguidos de morte, os latrocínios. Neste período, a DRV/DEIC (Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais) intensificou trabalho de investigação a fim de identificar os suspeitos das práticas delituosas.
“Durante as investigações, os suspeitos praticaram cerca de 30 roubos em vários pontos da cidade, e diariamente vinham atuando na subtração de veículos”, complementam os delegados. A ação de hoje contou com a participação de 120 policiais civis e apreendeu mais de dois quilos de maconha, cocaína, dois veículos com suspeita de adulteração, simulacro de pistola, munições, documentos e celulares.
Para o delegado Sander Cajal, Diretor de Investigações do Deic, a especializada vem atuando forte contra o crime organizado, em várias frentes de trabalho com ações pontuais, fiscalizações e operações. “Ao total, a ação de hoje é a terceira grande operação realizada pela DRV no ano de 2017 e a oitava desde fevereiro de 2016, contabilizando 362 presos e 383 veículos recuperados e retidos”, acrescenta o diretor.