Preso em SC um dos líderes de quadrilha que roubava de cargas no RS

A quadrilha agia usando um equipamento chamado "Jammer", que conseguia bloquear o sistema de monitoramento via satélite dos caminhões.

Uma ação conjunta entre as polícias civis gaúcha e catarinense resultou na prisão de um homem de 32 anos apontado como um dos líderes de uma organização criminosa responsável por roubo de cargas no Rio Grande do Sul. A ação foi realizada em Santa Catarina no fim da tarde de sexta-feira (14), mas só foi divulgada neste sábado (15).

A troca de informações entre as polícias civis dos dois estados possibilitou a localização do homem, o qual tinha em seu desfavor um mandado de prisão temporária. Além de ser indicado como autor intelectual de algumas ações da organização criminosa, ele também seria responsável por recolocar o produto do crime no mercado, utilizando, em alguns casos, estabelecimento comercial próprio.

O grupo criminoso do qual o preso era o líder é suspeito de organizar pelo menos dez ataques a caminhões com cargas alimentícias e de eletroeletrônicos no Rio Grande do Sul, entre maio e setembro. A quadrilha agia usando um equipamento chamado “Jammer”, que conseguia bloquear o sistema de monitoramento via satélite dos caminhões.

A quadrilha agia na Região Carbonífera e no Vale do Caí, conforme a Polícia Civil. O delegado Gustavo Rocha ressalva a importância de integração das policiais estaduais no combate ao crime organizado, notadamente a troca de informações, já que essa modalidade de crime assume contornos interestaduais.

O preso foi interrogado, passou por atos de polícia judiciária e, na sequência, foi encaminhado ao sistema prisional gaúcho. Segundo o diretor de Investigações do DEIC, delegado Sander Cajal, até o momento, em decorrência da presente investigação, oito pessoas estão presas e duas continuam foragidas.