Um forte temporal acompanhado de queda de granizo deixou diversas ruas de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado, parcialmente alagadas na manhã deste sábado (15). O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia alertado para possibilidade de altos volumes de chuva no RS.
Segundo informações da Conexão GeoClima, com a força da chuva e os alagamentos que ocorreram na região, alguns carros chegaram a ser “empurrados” pela força da correnteza. Chove forte na cidade desde o início da manhã e há vários pontos de alagamentos.
Também houve registro de queda de granizo no interior do município, conforme moradores. Não há registro de danos até o momento.
Casas alagadas e famílias removidas
Por conta dos alagamentos, o Corpo de Bombeiros de Uruguaiana registrou mais de 30 chamados. Duas famílias precisaram ser removidas de suas residências por conta do nível alto da água. Desde a tarde não chove e a água já baixa.
De acordo com a Defesa Civil do município, em uma hora e meia, na parte da manhã, choveu 97 milímetros, ou seja, 60% da média do mês de outubro, que é 150 milímetros. Em Santana do Livramento, o vento atingiu 80 quilômetros por hora, mas não causou estragos.
https://www.facebook.com/conexaogeoclima/videos/1172173199488235/
Alerta de muita chuva no RS
A partir deste sábado (15) até a segunda-feira (17), ocorrerão acumulados significativos de precipitação no Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva deverão ser mais intensas durante o domingo e a segunda-feira, conforme o INMET. Além disso, a chuva virá acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e, de forma mais isolada, queda de granizo.