Aprovados em concurso da Civil fazem protesto em Porto Alegre

Os aprovados no concurso público da Polícia Civil de 2013 realizaram um protesto no Parque da Redenção, em Porto Alegre, na manhã deste domingo. O ato, denominado Marcha pela Segurança Pública, teve início no Monumento Expedicionário e contou com a participação de mais de 100 pessoas. A marcha percorreu ruas Cidade Baixa até o Gasômetro.
Através de uma caminhada, o grupo deu iniciou uma campanha de mobilização da sociedade para que os 650 aprovados no concurso da PC sejam nomeados. A comissão quer mostrar também para as autoridades que mais efetivo não é custo e, sim, prioridade – ao contrário do que o governador fez ao assinar o decreto que impede a posse. Segundo o grupo, o decreto acaba tornando a população vítima da falta de segurança.
Entenda o caso
Em 26 de dezembro de 2014 o então Governador Tarso Genro autorizou o ingresso do grupo de 650 aprovados no concurso da Polícia Civil no curso de formação na Acadepol (Academia de Polícia). O decreto do governador José Ivo Sartori, em vigor desde o dia 5 de janeiro corta gastos considerados “desnecessários”, inclusive a nomeação de novos servidores.
Ao todo, são 9,6 mil vagas para policiais em aberto no Estado. Para 2015, estavam previstos concursos para o preenchimento de 400 vagas nos Bombeiros 1,6 mil vagas para a Brigada Militar.
Segundo informações dos sindicatos da categoria, em 1980, a Polícia Civil contava com um quadro de 6,5 mil policiais e o Rio Grande do Sul tinha 7,5 milhões de habitantes. Hoje, a Polícia possui pouco mais de 5 mil servidores na ativa atender para cerca de 11 milhões de pessoas. Além disso, 1,4 mil policiais civis estão aptos a se aposentarem em 2015.

Caminhada terminou no Gasômetro. Foto: Pauline Pereira / Especial