Foi um jogo difícil, mas o Grêmio conseguiu eliminar o Botafogo. O tricolor gaúcho encarou o time carioca na Arena, pelo segundo jogo das quartas de final da Libertadores. Na raça, na garra e na vontade venceu por 1 a 0.
A tensão estava presente nos 45 minutos iniciais, o que resultou em um jogo muito disputado, com ambas equipes chegando várias vezes com perigo ao ataque. O Botafogo queria marcar e pressionar a saída de bola gremista.
Aos 21 minutos, melhor chance do Grêmio saiu dos pés de Fernandinho, que colocou uma bola na trave. O Botafogo também criou um lance semelhante dois minutos depois – Roger acertou o poste. Renato Gaúcho teve de fazer a primeira alteração, aos 36 minutos, quando tirou Léo Moura para colocar Everton.
No segundo tempo, o Grêmio começou pressionando, diferente da primeira etapa. Antes do primeiro minuto já sofreu uma falta na esquerda. Fernandinho cobrou, colocando a bola na cabeça de Michel, que desviou. A bola quase entrou no ângulo esquerdo de Gatito Fernandez, que tirou com ponta dos dedos.
Aos 17 minutos, em cobrança de falta, Edílson cruzou na área, na cabeça de Lucas Barrios, que subiu e mandou no canto direito do goleiro do Botafogo, que não teve nenhuma chance de defesa.
O minutos finais foram tensos. A torcida gremista jogou junto até o apito final, que se tornou um alívio. Com a vitória, é Grêmio enfrenta o Barcelona de Guayaquil, no final de outubro e início de novembro.
Grêmio merece estar na semifinal, diz Barrios
“Fizemos o torcedor sofrer um pouquinho. É a cara do Grêmio vencer desta forma como foi hoje”, disse Fernandinho na zona mista. “O Grêmio lutou e merece estar na semifinal da Libertadores”, ressaltou Barrios.
“Esperávamos um Botafogo mais recuado, especulando mais a partida. Foi totalmente diferente”, disse Marcelo Grohe. Ele também falou sobe o próximo adversário. “Sabemos que o Barcelona de Guayaquil é uma grande equipe. Já eliminou Palmeiras e Santos.”
“Vou dormir feliz hoje, como a torcida do Grêmio, que tá de parabéns pelo que fez aqui”, disse o técnico gremista ao chegar para a coletiva.
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Luan) e Léo Moura (Everton), Fernandinho; Lucas Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.
Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Matheus Fernandes (Leo Valencia), Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo (Brenner), Rodrigo Pimpão (Guilherme); Roger. Técnico: Jair Ventura