A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (15), a Operação Grau Zero para combater o tráfico de drogas na região do Vale do Sinos. Foram presas 35 pessoas e apreendidas drogas, armas, um veículo e grande quantia em dinheiro.
Ao menos 400 agentes cumpriram 130 mandados, sendo que 55 são de prisão. Conforme a Polícia Civil, 41 dos investigados na operação possuem antecedentes criminais por tentativas de homicídio, tráfico e roubos.
A ação foi cumprida em São Leopoldo com apoio dos cães farejadores do Denarc. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional. A Polícia Civil só realizou a operação após de ter certeza que os presos teriam vagas asseguradas no sistema prisional.
Conforme o delegado Guilherme Calderipe, a facção era violenta e, além dos crimes no Vale do Sinos, agia na Capital. “Após investigação, que durou cerca de seis meses, os policiais identificaram diversos pontos de tráfico de drogas na cidade de São Leopoldo que culminaram na identificação dos criminosos”, conta o delegado.
O diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, afirmou que a ação é enérgica e baseada em profunda investigação com acompanhamento do Poder Judiciário e Ministério Público, e complementa que 73 pontos de tráfico coordenados pela facção foram desestruturados em São Leopoldo.