Está publicado no Diário Oficial do RS o chamamento de 1,2 mil policiais militares, aprovados em concurso da Brigada Militar. A publicação ocorreu na última terça-feira (13). São, ao todo, 1.040 candidatos convocados e 232 suplentes. Eles estão sendo chamados para a realização de exames médicos para que iniciem o treinamento na APM (Academia de Polícia Militar).
Além dos PMs, 260 aprovados para o concurso do Corpo de Bombeiros estão sendo chamados. O número de vagas suplentes é de 74. Os exames de avaliação médica ocorrerão entre 10 e 12 de outubro, na Academia de Polícia Militar. Os candidatos serão submetidos ainda a avaliações psicológicas e toxicológicas. Os resultados devem estar prontos em cerca de 30 a 40 dias após os exames.
“É uma reposição importante para o efetivo da instituição. Vamos agilizar os procedimentos necessários para inclusão dos concursados para que, até o final de outubro, início de novembro, possamos iniciar o curso”, afirmou comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira.
Chamamento antecipado
O chamamento antecipado dos policiais e bombeiros foi anunciado no mesmo dia do anúncio de Cezar Schirmer para a Segurança. A convocação estava prevista no Plano de Segurança Pública para ocorrer em janeiro de 2017, mas devido ao aumento da onda de violência que assola o Estado desde 2015, foi antecipada.
Em 30 de junho, o Governo do RS já havia anunciado o chamamento de 530 aprovados no último concurso para a Brigada Militar. Já a Polícia Civil contará com 221 novos agentes até o fim de 2016. Atualmente há dois mil brigadianos e 660 agentes policiais aprovados nos últimos concursos aguardando para ingressarem nas forças policiais gaúchas. Também até o final de 2016, será aberto concurso para 700 novos agentes penitenciários da Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários).