Força Nacional fica no RS somente até o segundo turno das Eleições

A FNSP (Força Nacional de Segurança Pública), que desde a última terça-feira (31) atua no patrulhamento ostensivo de Porto Alegre, ficará no Rio Grande do Sul somente até o dia 26 de outubro, quatro dias antes do segundo turno das Eleições Municipais de 2016.

O decreto sobre o envio de tropas da Força Nacional à capital gaúcha foi publicado nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial da União. 134 homens e mulheres, em 31 viaturas, estão em Porto Alegre, atuando junto da Brigada Militar no policiamento.

No dia 26 de agosto, o governador José Ivo Sartori (PMDB) foi à Brasília solicitar a ajuda dos militares nacionais, devido ao aumento da onda de violência que assola o Estado desde 2015. Esta foi a data inicial em que o Ministério da Justiça começou a contabilizar os 60 dias em que os militares devem permanecer no Rio Grande do Sul.

Também nesta sexta-feira, equipes da Força Nacional começaram a realizar o patrulhamento em Porto Alegre sem o acompanhamento da Brigada Militar. Brigadianos auxiliaram os militares nos primeiros dias de atuação, no reconhecimento de bairros, delegacias e pontos de apoio.