O novo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer (PMDB), prefeito de Santa Maria, está sendo investigado por contratação irregular de servidor. Uma comissão processante foi instalada na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na quinta-feira (1º), após denúncia de um líder comunitário.
José Francisco da Silva, mais conhecido como Maranhão, acusa Schirmer de cometer improbidade administrativa ao nomear um servidor. Cláudio Rosa, ex-vereador do município foi nomeado como superintendente da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços do município, enquanto, ao mesmo tempo, recebia auxílio-doença do INSS.
Para Maranhão, Schirmer não poderia ter realizado a nomeação, porque Rosa está inelegível por oito anos. Após a realização da denúncia, o ex-vereador foi demitido do cargo. O prefeito ainda será notificado sobre a denúncia, para que, no prazo de dez dias, apresente defesa prévia por escrito.
O prefeito pode também indiciar as provas, inclusive as testemunhas. A comissão dos vereadores que investiga a denúncia possui três meses para completar o trabalho a partir do momento que Schirmer for notificado, o que ainda não ocorreu.
Desgaste na Kiss
O político já era o prefeito de Santa Maria quando ocorreu o incêndio da Boate Kiss. Na tragédia, morreram 242 pessoas. No inquérito sobre o caso da boate, a Polícia Civil afirmou que há evidências de “negligência por omissão por parte do Poder Público Municipal e do Prefeito Municipal”. Duas ações no Ministério Público foram arquivadas.