
O governo do Estado, por meio da SES (Secretaria da Saúde), informa que todos os municípios do Rio Grande do Sul terão acesso à vacinação contra a dengue a partir deste mês. A ampliação dos locais de abrangência segue decisão do Ministério da Saúde, publicada recentemente.
Além disso, a vacinação mantém como público-alvo as crianças e os adolescentes de dez anos a 14 anos. Estas devem receber duas doses do imunizante com intervalo de três meses entre elas.
Até então, a estratégia de vacinação estava restrita a regiões específicas, as quais, no Estado, abrangiam 145 municípios definidos com base no histórico de casos. Com a nova medida, a imunização passa a alcançar todo o território gaúcho, chegando a cerca de 630 mil crianças e adolescentes que se encontram na faixa etária elegível.
“A SES orienta que a população acompanhe as informações divulgadas pelas prefeituras e reforça que a vacinação, aliada às ações de combate ao mosquito transmissor, é fundamental para a prevenção da dengue”, disse a pasta em comunicado.
Distribuição das doses
Nesta primeira semana de fevereiro, os municípios começará o abastecimento com as vacinas por meio do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde). Ao todo, a governo distribui 61 mil doses disponíveis em estoque na SES.
A definição dos locais e as datas em que as doses estarão disponíveis à população fica a cargo de cada prefeitura assim que os municípios receberem seu respectivo quantitativo de vacinas. Haverá novas remessas para os municípios de forma gradual, conforme a disponibilidade de lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.
Esquema vacinal
- Público-alvo: crianças e adolescentes de dez anos a 14 anos
- Esquema: duas doses
- Intervalo: três meses entre a primeira e a segunda doses
Vacinação contra a dengue no RS
O lançamento da estratégia nacional de vacinação contra a dengue ocorreu em maio de 2024. Desde então, o RS recebeu aproximadamente 262 mil doses do imunizante. Em um primeiro momento, a vacinação se dirigiu a seis municípios da Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, cuja seleção com base no número de casos registrados ao longo dos últimos dez anos.
Com o aumento da oferta de vacinas no país, o número de municípios contemplados foi sendo ampliado gradualmente, até alcançar os 145 municípios que integravam a estratégia.
Números da campanha
De acordo com os dados mais recentes, referentes a dezembro de 2025, cerca de 168 mil doses já haviam sido aplicadas nos municípios que participavam da estratégia. Desse total, 120 mil correspondem à primeira dose; e 48 mil, à segunda.
“Os números reforçam a importância de que crianças e adolescentes que iniciaram a vacinação retornem para receber a segunda dose, etapa fundamental para garantir a proteção adequada e duradoura contra a dengue”, disse a SES.
A aplicação incompleta do esquema pode reduzir a eficácia da vacina, enquanto a conclusão das duas doses fortalece a resposta do organismo, diminuindo o risco de formas graves da doença e contribuindo para a redução da circulação do vírus no Estado.
Futuro
Atualmente, a vacina utilizada na estratégia de imunização contra a dengue no país é a Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma. Para os próximos meses, está prevista a ampliação da oferta de vacinas, com a incorporação de um novo imunizante 100% nacional, desenvolvido pelo Instituto Butantan.
Denominada Butantan-DV, a nova vacina apresenta, por fim, um diferencial em relação ao esquema atual por ser de dose única, sendo a primeira com essa tecnologia no mundo, o que facilita a adesão a campanhas de imunização.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.