A Guarda Civil Metropolitana atendeu, na noite de quinta-feira (22), uma ocorrência de violência contra a mulher após o acionamento de um totem de segurança instalado na avenida Senador Salgado Filho, no Centro Histórico de Porto Alegre.
A vítima, de 48 anos, utilizou o equipamento para pedir socorro, informando que o ex-companheiro estava em seu apartamento, na rua Marechal Floriano, sob efeito de álcool e depredando seus pertences.
“Este caso demonstra a importância de investirmos em tecnologia e ferramentas acessíveis para proteção da população, especialmente das mulheres em situação de vulnerabilidade. A rápida resposta foi fundamental para garantir a integridade da vítima”, explica o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
As guarnições foram acionadas imediatamente, garantiram a segurança da mulher e conduziram o suspeito para a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), onde as autoridades adotaram as medidas legais.
Totens
Quando acionados, os totens de segurança conectam a população ao Ceic-POA (Centro Integrado de Coordenação de Serviços), que direciona a demanda ao órgão responsável: Brigada Militar, Samu, Assistência Social ou GCM.
Os totens têm câmeras, botões de emergência e iluminação, operando 24h. As imagens podem auxiliar na identificação de suspeitos e na produção de provas para investigações. Eles são ferramentas estratégicas para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, permitindo o acionamento rápido das equipes de segurança em situações de risco.
Localização dos totens de segurança:
- Avenida Salgado Filho
- Praça da Matriz
- Praça XV
- Viaduto Otávio Rocha
- Viaduto Conceição
- Estação Rodoviária
- Estação Farrapos
- Orla do Guaíba – Trechos 1 e 3
- Parque Farroupilha (em frente ao Auditório Araújo Vianna)
- Esplanada da Restinga
- Avenida João Pessoa
- Pop Center
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.