
A China anunciou nesta terça-feira (20) a reabertura das importações de carne de frango do Rio Grande do Sul. O embargo permanecia em frigoríficos por conta do foco de Newcastle, registrado em julho de 2024 no Estado.
A China é um dos principais destinos da carne de frango do Rio Grande do Sul. Em novembro de 2025, o país asiático já havia retirado as suspensões em relação ao foco de gripe aviária ocorrido em maio do ano passado, no município de Montenegro. O bloqueio permanecia em razão da Newcastle por se tratar de dois processos distintos.
“A exportação de proteína animal é estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ela gera empregos, movimenta a indústria, fortalece o produtor rural e projeta o Estado como fornecedor confiável de alimentos para o mundo”, disse o secretário estadual da Agricultura, Edivilson Brum.
Para a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), o anúncio também representa o reconhecimento do trabalho técnico realizado, da seriedade dos sistemas de defesa sanitária e do compromisso permanente do Rio Grande do Sul com os padrões exigidos pelo mercado internacional.
“Manter mercados abertos, especialmente um mercado da dimensão e da relevância da China, é fundamental para dar previsibilidade ao setor e segurança a quem produz”, salientou .
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.