
Neste mês de janeiro, estão previstas oito Feiras da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho pelo Estado, sendo três delas no Litoral Norte. O objetivo é aproveitar o fluxo turístico da temporada de verão. Confira os locais:
- Arroio do Sal – 1ª Feira da Agricultura Familiar, de 22/1 a 25/01
- Capão da Canoa – Feira da Agricultura Familiar, de 28/1 a 01/2
- Torres – Feira Sabor Gaúcho, de 28/1 a 02/2
“Mais do que pontos de venda, as feiras são vitrines que dão visibilidade às agroindústrias familiares, ao artesanato rural e à produção de plantas e flores, aproximando agricultores e consumidores”, diz o governo do Estado.
Apoio
O governo do Estado apoia as feiras através de uma política pública de apoio à agroindústria familiar, que se dá por meio do Peaf (Programa Estadual da Agroindústria Familiar).
A operação cabe à Emater/RS-Ascar. É exigido que os participantes estejam formalizados. Para agricultores, é necessário apresentar o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).
Já as agroindústrias precisam estar incluídas no Peaf, o que significa cumprir requisitos sanitários, ambientais e fiscais. Atualmente, mais de 2.000 agroindústrias gaúchas estão aptas a participar.
Oportunidades e renda
Em 2025, ocorreram 137 feiras em todas as regiões do Estado, abrangendo desde grandes eventos, como Expointer, Expoagro e Expodireto, até iniciativas municipais e regionais. Conforme a extensionista da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin, esse calendário ampliou as oportunidades de comercialização, aumentando a renda das famílias agricultoras e fortalecendo a economia local.
O calendário completo das feiras, que se estende até dezembro, está disponivel no site e nas redes sociais da Emater/RS-Ascar e da SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural).
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.