MUNDO

EUA congelam emissão de vistos o Brasil e mais 74 países a partir de 21 de janeiro

Departamento de Estado diz que restrição mira países cujos imigrantes viram “encargo público”. Prazo de término não foi informado

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Corsan Aegea — campanha 300x280

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (14), o congelamento do processamento de vistos para 75 países. Conforme o comunicado divulgado pelo governo americano, a medida começa a valer em 21 de janeiro e não tem data para terminar.

De acordo com a nota, a decisão atinge países cujos imigrantes “frequentemente se tornam um encargo público” ao chegar aos Estados Unidos, em referência ao uso de benefícios sociais. O texto afirma que o congelamento permanecerá em vigor até que o país garanta que novos imigrantes “não irão extrair riqueza do povo americano”.

A administração de Donald Trump também declarou que trabalha para evitar que a “generosidade do povo americano” seja explorada e que a política seguirá a lógica de “Estados Unidos em primeiro lugar”.

O congelamento se refere ao processamento de vistos de imigrantes. O comunicado não detalha exceções, categorias específicas nem como ficam pedidos já em andamento.

Lista de países citados no anúncio

O material divulgado inclui a lista de 75 países afetados. Entre eles estão Brasil, Haiti, Irã e Somália.

A lista apresentada é a seguinte: Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Armênia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belarus, Belize, Butão, Bósnia, Brasil, Mianmar, Camboja, Camarões, Cabo Verde, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, República Democrática do Congo, Dominica, Egito, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Geórgia, Gana, Granada, Guatemala, Guiné, Haiti, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Kuwait, Quirguistão, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Marrocos, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, República do Congo, Rússia, Ruanda, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Tanzânia, Tailândia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai, Uzbequistão e Iêmen.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.