
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenção do HIV-1 como profilaxia pré-exposição, a PrEP. O produto tem opção oral e também uma apresentação injetável, aplicada por via subcutânea, com administração prevista a cada seis meses.
A indicação é voltada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que estejam sob risco de infecção. Conforme as regras da autorização, é obrigatório apresentar teste negativo para HIV-1 antes de iniciar o esquema.
Conforme os dados clínicos apresentados no processo de registro, o lenacapavir alcançou 100% de eficácia na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero. A documentação também aponta 96% de eficácia em comparação com a incidência de base e desempenho 89% superior ao da PrEP oral diária.
A agência também destacou que o regime semestral pode favorecer a adesão por reduzir as dificuldades comuns em esquemas diários.
Como o medicamento atua
O lenacapavir é um antirretroviral de primeira classe que atua no capsídeo do HIV-1, interferindo em múltiplas etapas do ciclo do vírus. A ação bloqueia a replicação viral e impede processos necessários para que o HIV use as células do hospedeiro para se multiplicar.
Apesar da aprovação regulatória, o medicamento ainda depende da definição de preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
Já uma eventual oferta no Sistema Único de Saúde será analisada em etapa própria pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS e pelo Ministério da Saúde.
O que é PrEP
A PrEP é uma estratégia de prevenção do HIV baseada no uso de antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus, mas estão em maior risco de exposição. Ela integra a chamada prevenção combinada, que também inclui testagem regular, uso de preservativos, profilaxia pós-exposição e tratamento antirretroviral.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.