ALERTA LARANJA VIGENTE

INMET alerta para chuva intensa e tempestade no RS na virada do ano

Avisos apontam risco de alagamentos, ventos fortes e granizo durante a virada e primeiro dia de Ano-Novo. Veja os detalhes.

Nuvens de tempestade com chuva forte em Porto Alegre. Instabilidade veio acompanhada de raios e trovoadas.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas de chuva intensa e de tempestade para áreas do Rio Grande do Sul que abrangem a virada do ano. Os avisos indicam risco de volumes elevados de chuva, ventos fortes, descargas elétricas e, em parte do Estado, possibilidade de granizo.

O alerta mais severo, o alerta laranja de tempestade, classificado como “perigo”, começa às 21h desta quarta-feira (31) e segue até 23h59 de quinta-feira (1º). O aviso atinge principalmente o Norte e o Noroeste do Estado.

No aviso laranja, o INMET prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Outras regiões com alerta amarelo

Além do alerta laranja, o INMET também mantém avisos de “perigo potencial” em diferentes períodos entre quarta (31) e quinta (1º). As áreas incluem Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e parte do Litoral Norte.

Entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (1º), o aviso se amplia e passa a abranger também partes da Fronteira Oeste, Região Central e região dos Vales.

Tempestade com risco de granizo na quinta-feira

Na tarde e noite de quinta (1º), há ainda um aviso de tempestade com “perigo potencial” para municípios na fronteira com o Uruguai, nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Sul. O alerta inclui possibilidade de granizo e ventos de 40 a 60 km/h.

Durante temporais, a recomendação é evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores e manter distância de estruturas metálicas e placas. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.