
A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) comunicou, nesta segunda-feira (29), que encerrará 2025 com a totalidade dos convênios do programa de recuperação de estradas vicinais assinados. Ao todo, a assinatura contempla 356 municípios gaúchos.
Cada prefeitura recebeu até R$ 300 mil, totalizando cerca de R$ 105,2 milhões em recursos. O objetivo é a melhoria da infraestrutura rural no Rio Grande do Sul.
O governo do Estado lançou o edital durante a Expointer de 2024, enquanto a execução cabe à Seapi. Os recursos são oriundos do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande). A iniciativa visa municípios que decretaram situação de emergência em razão dos danos causados pelos eventos climáticos de 2024.
“O objetivo é garantir condições adequadas de trafegabilidade nas áreas rurais, essenciais para o escoamento da produção agropecuária, o transporte escolar e o acesso das famílias do campo a serviços básicos”, disse a Seapi em comunicado.
Utilização dos recursos
As prefeituras podem utilizar os valores na contratação de equipamentos e serviços. Entre eles tratores, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, rolos compactadores, caminhões, motoniveladoras (patrolas), pás-carregadeiras e caminhões-prancha.
Também é permitida a aquisição de insumos como brita, saibro e cascalho, fundamentais para a recuperação e a manutenção das estradas vicinais.
Desde 2019, o governo estadual já investiu recursos tanto por meio de convênios com as prefeituras quanto pela execução direta de serviços de horas-máquina em áreas rurais.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.